3 passos rápidos para começar a validar suas ideias de negócio
Marcus Pereira 2015/08/26 15:15:10 +0000 | 4 minutos de leitura
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3 passos rápidos para começar a validar suas ideias de negócio

Todo empreendedor que se preze é cheio de ideias de negócio. Daqueles que sabem da importância da validação - e eu sei que você é um deles - muitos nem sempre conseguem definir ao certo por onde começar. Para sua sorte andei pesquisando sobre esse tema ultimamente, e entre bookmarks e links salvos no Evernote reencontrei um ótimo conteúdo publicado originalmente na Entrepreneur. Neste artigo o David Teten, da ff Venture Capital, compartilha algumas formas para testar hipóteses de uma startup.

O conteúdo realmente é muito bom, e como sei que esse tema sempre chama atenção, resolvi compartilhar por aqui 3 formas rápidas de começar a validar suas ideias de negócio. Dentre as formas citadas pelo David, aquelas que achei serem as mais rápidas, mesmo!

Antes de começarmos vale ressaltar que muito tem se falado sobre isso, e é justamente por isso que o tema é complicado. Tanto se fala sobre validação de startups, que me parece que todas as boas opções do que pode ser feito já foram pensadas. Isso não é verdade. Com criatividade novas formas de validação podem surgir.

3 passos rápidos para começar a validar suas ideias de negócio

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1) Fale sobre suas ideias abertamente

Diferente do que a maioria pensa, falar sobre a sua ideia é uma das primeiras formas para começar a receber algum feedback sobre sua ideia de negócio. Claro que para isso ser válido é importante falar com todo tipo de pessoa, não só com família e amigos - é claro que o feedback deles será positivo. Por isso, ir a eventos e encontros de empreendedores e conversar sobre a ideia é um excelente primeiro passo. Quanto mais variada for a audiência, melhor. Posteriormente entrevistas com potenciais clientes também são muito válidas.

2) Utilize plataformas já existentes para coletar feedbacks

A maioria dos usuários e consumidores adorariam dar suas opiniões: só é necessário que alguém pergunte a eles. Resumindo, sites de perguntas e respostas como o Quora e fóruns relacionados ao seu segmento podem ser locais excelentes para o início do processo de validação de suas ideias de negócio. Lançar a mesma pergunta no Facebook e em grupos específicos também funciona. Se você conseguir encontrar pessoalmente pessoas interessadas na solução para aquele problema, melhor ainda.

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3) Trabalhe a pré-venda

A pré-venda pode ser feita de diversas maneiras e é uma excelente forma de entender um pouco melhor a demanda de mercado que você quer atingir com suas ideias de negócio. As duas maneiras mais conhecidas são: através de plataformas de financiamento coletivo (ou crowdfunding), ou ainda através de uma landing page que venda sua solução mesmo que ela não exista. Em ambos os casos, descrever as características da solução e divulgar para o público massivo é muito bom, entre outras coisas, para avaliar qual a resposta do mercado para aquelas ideias de negócio. Para potencializar essa estratégia vale utilizar plataformas de publicidade como Google Adwords e Facebook Ads para direcionar tráfego segmentado para sua página. Lembrando: é sempre muito importante analisar quais fontes trazem tráfego mais qualificado e ajustar as campanhas para melhorar seus resultados. Essa é a grande vantagem da publicidade online.

Eu não sou nenhum guru do empreendedorismo - e nem quero ser - mas esses são três passos que acredito serem simples de se executar para pelo menos começar a sentir algum feedback do mercado e como ele poderia reagir às suas ideias de negócio. Espero que possa ajudar, caro leitor.

Via Entrepreneur

 

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Marcus Pereira

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Community Manager - Capivalley

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