Como o User Experience pode aumentar o lucro da sua startup SAAS?
Catarinas Design 2015/11/24 17:03:38 +0000 | 6 minutos de leitura
[editar artigo]

Como o User Experience pode aumentar o lucro da sua startup SAAS?

Em um mercado crescente como o SaaS, com tantas soluções similares e com clientes cada vez mais exigentes, se tornou obrigatória a busca por alternativas que garantam o sucesso e a competitividade de um produto. Um ponto importante que pode te diferenciar é focar na satisfação e em uma boa experiência de quem irá utilizar, o tão falado UX (falamos os conceitos nesse info).

O User Experience é uma abordagem para solução de problemas focado em um profundo conhecimento sobre o comportamento, desejos e necessidades dos usuários. Com isso, é possível obter resultados muito mais assertivos e alinhados com o público alvo, o que aumenta significativamente as chances de sucesso e lucratividade da sua startup, como falamos nesse ebook.

Para aumentar os lucros da sua Startup SaaS você tem duas opções: aumentar as vendas ou reduzir os custos. Vou abordar 3 pontos importantes sob a ótica do User Experience  para você conseguir atingir isso:

1. MAIS VANTAGEM COMPETITIVA

Não basta ser diferente ou único, essa diferença ou unicidade precisa ser desejada pelos seus clientes. Uma vantagem competitiva que não agregue valor para os clientes ou que eles não tenham interesse, não é vantagem competitiva, é desperdício! Portanto, conquistando

Mais clientes = Mais lucro

Ofereça algo realmente útil
Não faça um produto que não seja baseado em algo que as pessoas realmente precisem ou desejem. Se os seus concorrentes já estão resolvendo a maioria dos problemas do mercado, você pode descobrir outras dores que às vezes nem mesmo o cliente se deu conta. Esteja sempre atento, quanto mais você remexer os problemas mais terá chance de encontrar novas soluções.

Saiba agregar valor
Não adianta um produto incrível se você não consegue vender a ideia de forma a tocar no coração do cliente. Tenha em mente todos os benefícios, alinhe os canais de venda e treine sua equipe com o discurso correto. Muitos produtos que não dão certo não é por culpa da ideia, nem da usabilidade, nem da interface e nem do desenvolvimento é por falta de estratégia de venda e de alinhamento da equipe. Veja nesse post dicas para agregar valor ao seu software.

Aumente as possibilidades de inovação
Tenha um canal aberto de comunicação com o usuário. Dessa forma você consegue coletar feedbacks, saber o que eles gostam e não gostam. Isso também serve como insumo para criar funcionalidades inovadoras baseados nos desejos dos usuários.

2. MAIOR FIDELIDADE DOS USUÁRIOS

Fidelizar os usuários que já entraram na sua base, deixar eles satisfeitos também é muito importante para evitar o churn(quando o cliente cancela o produto). Geralmente atrair novos clientes é mais caro do que encantar os que você já tem na base. Pesquisas apontam que custa cinco vezes mais atrair um novo cliente do que manter um antigo.

Manter clientes = menos desperdício

Deixe o usuário satisfeito
Utilizar seu produto deve ser uma experiência agradável e memorável. Uma usabilidade ruim exige muito mais esforço para que o cliente se “apaixone”. Facilitando a vida dele, as chances de tocar seu coração são muito maiores.

Proporcione boas experiências
Quando o usuário tem boas experiências utilizando seu produto elas são repetidas e recomendadas. O usuário vira um “fã” do seu produto e com isso ocorre a divulgação expontânea, o famoso boca a boca.

Use recursos para ganhar a confiança de seu cliente
Trabalhe para conquistar a confiança de seus clientes potenciais utilizando elementos como informações da empresa, notícias falando de você, depoimentos, clientes e parceiros famosos, likes no Facebook, detalhes do produto, números expressivos, e por aí vai. Validação social aumenta a credibilidade da sua empresa.

Diminua a chance de rejeição do produto da sua empresa produto
Se o produto “falar a linguagem do usuário”, terá bem mais chances de superar a resistência inicial e ele acabará virando um usuário fiel do seu produto.

Cause o “Wow effect” e tenha usuários mais felizes
Surpreenda seu usuários seja com uma interface bem projetada, com uma nova funcionalidade incrível ou com um layout bonito. O importante é sempre surpreender positivamente os usuários ? Dessa forma eles estarão felizes por pagar pelo seu produto.

3. REDUÇÃO DE CUSTOS

Quando estamos falando de startups e ambientes ágeis sabemos como é difícil encaixar no sprint a validação com usuários, mas saiba que isso é de suma importância se você tem como objetivo reduzir os custos.

Redução de custo = Mais lucro

Diminua as ligações de suporte e reclamações
Com uma boa usabilidade seu usuário encontrará sozinho o que precisa e terá menos motivos para reclamar e menos dúvidas para tirar.

Reduza a necessidade o treinamento
Com uma interface fácil de utilizar, diminui o tempo / dinheiro gasto com treinamentos. Não é necessário um consultor para ensinar o produto, nem investir tempo elaborando manuais de como usar.

Evite retrabalho
Quanto antes você ajustar os problemas de usabilidade do produto da sua empresa, menos tempo será gasto da equipe de desenvolvimento para fazer uma feature que pode ser modificada depois (em prol do movimento #zerocoding – valide com usuários antes de sair codificando).

Diminua a quantidade de tiros errados
Evite trabalhar com tentativas e erros. Vá direto ao ponto com mais chances de sucesso baseado na opinião do usuário. Segundo Robert N. Charette, a quantidade estimada de tempo que os programadores gastam em retrabalhos e que poderiam ser evitados é de 50%. O custo para se corrigir um erro após o desenvolvimento é 100 vezes maior do que corrigir o mesmo erro antes que o projeto esteja concluído.

material_educativo_capa-info06

Conteúdo orginal: Catarinas Design

COMPARTILHE

Artigos relacionados

login modal