Como trabalhar remotamente com empresas de UX design
Catarinas Design 2015/09/15 20:16:15 +0000 | 4 minutos de leitura
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Como trabalhar remotamente com empresas de UX design

Nos dias de hoje é comum trabalhar em projetos com empresas de UX design que ficam do outro lado do mundo, que você as vezes nem conhece pessoalmente e acaba tendo que se virar apenas com reuniões online.

Nesse post o objetivo é mostrar que empresas podem sim trabalhar juntas a distância mesmo se tratando de uma área tão específica quanto o UX design. É possível realizar projetos com eficiência, qualidade e obter muito sucesso apenas seguindo algumas diretrizes essenciais.

Como trabalhar remotamente com empresas de UX design

1. Deixe claro as regras do jogo

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Quando iniciar um projeto o cliente precisa entender como é o processo de UX design da empresa. É necessário deixar claro o que irá acontecer nos próximos passoas e como isso será feito e conduzido. Ter um cronograma compartilhado entre a equipe de UX design e o cliente é fundamental para que todos saibam quando serão feitas as entregas e para que ele saiba o que esperar e quais os passos ao longo do projeto.

2. Dê o status do projeto

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Trabalhar com pessoas de outras cidades requer mais disciplina do que quando se trabalha em um mesmo ambiente físico. É preciso sempre avisar o status do projeto, andamento, o que está sendo feito e fazer validações com o cliente nas etapas chave é muito importante para evitar retrabalhos por parte da equipe de UX design e frustrações para o cliente.

3. Faça reuniões periódicas por videoconferência

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Tecnologias existem para serem usadas. Reuniões por skype ou hangout estão cada vez mais populares, elas são mais rápida já que o tempo gasto com deslocamento é zero. Outra vantagem é que essas calls podem ser feitas quando surgem dúvidas ao longo do projeto e por serem mais informais, não precisam ser marcadas com taaanta antecedência como uma reunião presencial.

4. Vá onde o usuário está

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Com relação as pesquisas com usuários, podem ser remotas ou presenciais. Dependendo do perfil do usuário, o cliente pode estar do outro lado do mundo mas o usuário na mesa ao lado. O importante é mapear os usuários e  ir onde eles estão, sendo fisicamente ou por skype ;)

5. Inclua o cliente no processo

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Esse tópico vale tanto para clientes de outras cidades quanto da mesma cidade, mas quando o cliente está distante e não participa do processo, pode ter a sensação de que o projeto está sendo executado "fora do meu controle". No caso de pesquisa com usuários pode ser muito prejudicial se o cliente não participar do plano de pesquisa e do recrutamento pois ele pode acabar não concordando com os resultados encontrados.

Esses tópicos valem para todos os clientes mas para clientes distantes isso é muito impotante para tentar suprir a barreira da distância e também do investimento em empresas desconhecidas. Crie laços com seu cliente, faça com que ele confie em você, esteja disponível para atendê-lo e principalmente, alinhe sempre as espectativas de entregas. Com esses passos, com certeza o trabalho entre empresas remotas ficará muito mais tranquilo e assertivo ;)

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