Como usar o Crowdfunding para conseguir dinheiro para sua startup
[editar artigo]

Como usar o Crowdfunding para conseguir dinheiro para sua startup

A grande maioria dos empreendedores que querem começar uma startup acaba esbarrando no velho problema de não ter dinheiro suficiente para desenvolver seu site, sistema ou aplicativo.

Encontrar investidores dispostos a investir em uma ideia é mais uma ilusão do que uma solução para quem está começando.

Afinal, investidores estão mais interessados em negócios que já estão em operação e que possuem resultados concretos para apresentar.

Neste contexto resta aos empreendedores usar recursos próprios, empréstimos de bancos e familiares ou, como um bom empreendedor, a criatividade!

E foi exatamente o que a Vivian e o Tom fizeram ao usar o crowdfunding para arrecadar dinheiro para o desenvolvimento do aplicativo da be veg, startup apoiada pelo Ideia no Ar (se você quer começar uma startup, clique aqui e veja como o Ideia no Ar pode te ajudar).

Ao final da campanha eles ultrapassaram a meta estipulada e conseguiram arrecadar R$12.860,00através de 241 pessoas que investiram no projeto!

Veja como eles tiveram a ideia de usar o crowdfunding:

“A ideia do financiamento coletivo surgiu da necessidade de levantar recursos para o desenvolvimento da ferramenta, e ao mesmo tempo de divulgar a própria ideia e engajar pessoas em prol da expansão do movimento vegetariano. Além disso, numa sondagem inicial não visualizamos nenhum conhecido que pudesse investir com grandes valores, mas vários amigos dispostos a colaborar com o que pudessem.” Vivian – uma das fundadoras da be veg

A campanha de crowdfunding da be veg já acabou, mas se você está curioso para saber como eles fizeram assista o vídeo que eles usaram e veja a página da campanha.

Como usar o Crowdfunding para conseguir dinheiro para sua startup

crowdfunding

A ideia por trás do Crowdfunding é relativamente simples.

Você cadastra seu projeto em um site de crowdfunding (como o Catarse ou Kickante) e as pessoas interessadas podem te ajudar investindo na sua ideia em troca de alguma recompensa definida por você.

Caso seu projeto atinja a meta de arrecadação estipulada, você recebe o dinheiro, entrega as recompensas às pessoas que investiram e pode tirar sua ideia do papel!

Dessa forma o crowdfunding já surge como uma ótima alternativa para conseguir o investimento necessário para começar sua startup e, como a Vivian falou, ainda pode ajudar a divulgar sua ideia e engajar seus futuros clientes em prol de uma causa em comum.

Mas é importante saber que não é assim tão simples!

São várias as campanhas de crowdfunding que não conseguem atingir a meta de arrecadação e acabam ficando no papel.

Veja o que você pode fazer para evitar que isso aconteça com seu projeto!

06 dicas para uma campanha de Crowdfunding de sucesso

Se você está pensando em seguir os passos da be veg e usar o financiamento coletivo para conseguir dinheiro para começar sua startup, confira estas 6 dicas que a Vivian nos deu (e que ela mesmo utilizou) para fazer uma campanha de crowdfunding de sucesso.

#01. Comece a campanha com sua rede de contatos antes mesmo do seu projeto entrar no ar no site de crowdfunding;

#02. Ofereça boas recompensas (e que sejam estratégicas para seu negócio ou para campanha);

#03. Seja muito claro e enfático sobre como funciona o crowdfunding desde o começo (muita gente, mesmo jovens, ainda não sabe o que é e qual o objetivo do crowdfunding);

#04. Faça muitos contatos diretos (mensagens inbox do Facebook, por exemplo) com quem está online no mesmo momento que você. Sempre sendo informal e cuidando para não mandar a mesma mensagem para todo mundo e acabar se transformando em um “spam”;

#05. Entrando na reta final do período de arrecadação, faça contato pessoalmente com outras pessoas e incentive o boca a boca.

#06. Tenha consciência de que é um processo difícil, cansativo e estressante!

Obrigado pelas dicas Vivian! E parabéns a você e ao Tom pelo sucesso na campanha de crowdfunding no Catarse.

Todos nós da equipe do Ideia no Ar ficamos super felizes por fazer parte e poder ajudar a lançar o aplicativo da be veg.

E você? O que acha de usar o crowdfunding para arrecadar dinheiro para sua startup?

Qual é a sua opinião sobre usar o crowdfunding para arrecadar dinheiro para começar uma startup? Você conhece alguém que já fez isso? 

Deixe seu comentário aqui embaixo nos dizendo sua opinião e o que pensa e vamos discutir sobre este assunto!

COMPARTILHE
Gustavo Gubert

Gustavo Gubert

Assessor de investimentos na GM Investimentos

Artigos relacionados

login modal