Você acredita na força de marca da sua startup?
[editar artigo]

Você acredita na força de marca da sua startup?

Para começar, o que é uma marca forte para você? Quando essa pergunta surge, muita gente traz exemplos de marcas poderosas, com grande relevância no cenário mundial e a resposta está mais do que certa.

Apple, Google, BMW, ITAU no Brasil, são marcas que estão a frente de suas categorias e todos conhecem! O trabalho delas para construir marcas fortes não difere muito da receita que sua startup pode seguir.

Cultivar uma marca forte permite crescer, ter resultados financeiros e vantagem competitiva em relação a concorrência. Para construir uma marca forte é importante gerenciar como sua marca está sendo construída.

Aspesctos importantes para a força de marca

FORÇA-02

Presença

Das pessoas que são seu foco de negócio quantas conhecem a sua marca? Esse é um indicador importante, pois mesmo que eles não venham a comprar de você, reconhecem que você tem uma oferta de valor interessante para algum grupo de pessoas. Airbnb é um bom exemplo disso, pois a ideia de negócio é reconhecida por um público que nem sempre é usuário, mas que entende o valor da proposta da empresa.

FORÇA-03

Relevância

Podemos dizer que esse é o filtro do ponto anterior. Das pessoas que conhecem a sua marca, quais são as que a consideram como mais uma opção e quais consideram que você é a única solução? Os aplicativos para chamar Taxi tem ganhado o mercado brasileiro e ampliado sua entrega a partir da concorrência que enfrentam. 99Taxis e EasyTaxi tem brigado por ser relevante para usuários e taxistas dia após dia.

FORÇA-04

Performance e Vantagens

A frase é antiga, mas vale repetir: é mais rentável fidelizar um cliente que já conhece sua empresa do que conquistar um novo. Um cliente fiel a uma marca pode ter uma compra recorrente enquanto o cliente novo ainda precisa experimentar. Quando um cliente escolhe assinar o Spotify por exemplo, ele está comprometido com a marca. Nesse caso, é importante perceber que são 12 compras por ano no mesmo cliente e que criar uma experiência crescente é imprescindível.

Como está esse olhar estratégico na sua startup? Esses três pontos são a receita básica da caminhada de sucesso para qualquer marca aqui na Valente. Aproveite e avalie esses tópicos na sua próxima reunião estratégica.

Sucesso!

COMPARTILHE
Lidianne Hupfer

Lidianne Hupfer

Sócia Consultora na Valente Branding

login modal