Impressora 3D: 6 coisas que você precisa saber para ter uma qualidade de impressão perfeita!
Raphael Lima 2015/07/17 16:57:40 +0000 | 5 minutos de leitura
[editar artigo]

Impressora 3D: 6 coisas que você precisa saber para ter uma qualidade de impressão perfeita!

A impressão 3D já está difundida pelo mundo todo. Grandes fabricantes estão investindo muito na facilidade de uso dos equipamentos desktop, permitindo ao usuário não gastar tanto tempo na configuração ou calibração. Porém, sempre tem vantagem quem entende como as impressoras 3D funcionam: quais as características dela, do material e como os softwares processam e executam a impressão. Estudando um pouco do processo, é possível melhorar ainda mais a qualidade de impressão para ter objetos mais duráveis, resistentes, bem acabados e claro, economizando matéria-prima (entende-se por $$$$).

Existem impressoras avançadas, bem desenhadas, robustas e mais fáceis de usar. Por outro lado, é fácil encontrar impressoras homemade ou DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) feitas por hobbistas e entusiastas de tecnologia. Tanto faz se você comprou sua impressora de um fabricante renomado e ela já vem pré-configurada ou se comprou um kit montável de alguém não muito conhecido, você deve entender melhor o funcionamento da sua máquina para tirar proveito de todo seu potencial. Para ter uma impressão de qualidade perfeita, simplesmente precisamos colocar a quantidade certa de plástico no espaço certo. Então vamos ver as 6 coisas que você precisa saber para ter uma qualidade de impressão perfeita em uma impressora 3D.

Como ter uma qualidade de impressão perfeita: 6 dicas!

Calibração da Impressora 3D

A coisa mais importante, obviamente, é a calibração. De longe, é a maior responsável por impressões saírem perfeitas ou horríveis. A maioria das impressoras já vem com a calibração correta em seu software programado, seja ela de um fabricando renomado ou não. Porém, existem aquelas vendidas em kits separados, que você mesmo deve fazer a calibração. Além disso, se qualquer parte da impressora ligada ao movimento dos eixos for alterada (engrenagens, extrusor, fusos, motores), deve-se ficar atento à qualidade de impressão pois ela vai indicar a necessidade de uma nova calibração.

As camadas mais finas representam melhor o objeto. Vejam também que o topo da figura está muito pior do que a base. À medida que o ângulo aumenta, as camadas ficam mais visíveis.

Um ponto negativo de imprimir com camadas bem finas é que o tempo de impressão é estendido, pois é necessário fazer mais camadas para completá-la. Peças mais simples podem ser impressas mais rapidamente com camadas mais grossas. Quando mencionamos tempo de impressão, surge outro parâmetro: a velocidade.

Velocidade de impressão

O último item importante para ter boa qualidade de impressão é a velocidade de impressão. Ela é inversamente proporcional ao tempo: quanto mais alta a velocidade, menor a duração da impressão. Esses itens são importantes porque esta tecnologia derrete o plástico a uma temperatura elevada para imprimir os objetos, e depois o plástico fica duro pois esfria. Para receber uma nova camada de plástico quente, a camada de baixo precisa estar suficientemente dura para não deformar. Outro fator é que quanto mais alta a velocidade, menor é a precisão do movimento da impressora. Altas velocidades de impressão diminuem o tempo de impressão de cada camada. Dependendo do tamanho da peça, a camada pode ser bem pequena, e se a velocidade for alta, o plástico não terá tempo de esfriar. Por isso, normalmente para peças pequenas as velocidades são menores, e para peças maiores, a velocidade é maior. Sempre deve-se ter em mente essa relação velocidade/tempo/tamanho da peça.

Enfim, essas 6 coisas são cruciais para ter uma excelente impressão 3D! Dominar estes itens vai fazer você atingir resultados como este:

Comparação de qualidade de objeto impresso em 3D.

É claro que existem outros fatores que influenciarão a qualidade da impressão. E conseguir um objeto perfeito demora muito tempo mesmo. O importante é não desanimar quando ver uma impressão horrível sair de sua máquina. Isso só significa que alguma coisa precisa ser arrumada. No final do aprendizado, tudo vai parecer bem lógico.

Se tiverem alguma dificuldade com suas impressões, por favor comentem abaixo. Me comprometo a ajudar no que puder! Boas impressões a todos!

COMPARTILHE
Raphael Lima

Raphael Lima

Co-Fundador na Inovarium

Artigos relacionados

login modal