[Infográfico] Como validar uma startup com uma entrevista?
[editar artigo]

[Infográfico] Como validar uma startup com uma entrevista?

Desde quando comecei a me envolver mais com o mundo das startups, um assunto sempre me intrigou: a tal validação. No início era bem difícil compreender, já que “como assim vou testar meu negócio antes de ter o produto?” Simplesmente não fazia sentido. Fiz várias pesquisas e comecei a entender um pouco melhor, mas foi depois de passar pelo Startup Farm que passei a achar a validação a etapa mais interessante no ciclo de vida de uma startup, junto com o conceito do MVP (Minimum Viable Product).

Tanto para um quanto para outro, acho muito legal como empreendedores criam formas diferentes de fazer seus testes e validações, e sempre acaba surgindo uma grande ideia. “Não, mas no meu caso não tem como fazer isso!”. Mentira, sempre tem um jeitinho. O ponto é que no final das contas quando o assunto é validação, sempre fico pensando como uma boa pesquisa com seus possíveis clientes pode ajudar nesse estágio.

Como validar uma startup com uma entrevista?

Por essas e outras vivo lendo outros sites e buscando conteúdos sobre o tema, e foi nesta semana que um conteúdo em especial chamou minha atenção. Por indicação do meu brother designer - e ex-sócio - Mauricio Paim caí no site da consultoria Catarinas Design, e adivinhem só: um infográfico sobre como validar uma startup com entrevistas. Juntaram duas coisas que me interesso bastante: validação e conteúdo online. Excelente!

Pois então - com autorização delas, é claro - compartilho com vocês este material. Você pode conferir aqui embaixo, ou ainda clicar na imagem e baixar o seu diretamente no site delas.

Mas antes de você começar sua leitura, atente para dois pontos que acredito serem um destaque. Em um primeiro momento elas conseguem justificar muito bem o porquê de validar uma startup dessa maneira: pouco investimento e sem ter base apenas nas hipóteses existentes na cabeça do empreendedor. Além disso, por utilizarem a linguagem visual o material acaba sendo muito intuitivo, e em um passo a passo muito bem construído conduz o leitor pelas etapas de uma entrevista como esta. Conteúdo que vale a pena ser compartilhado sempre que o assunto for validação.

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho delas não deixe de acessar o site das Catarinas. E lembre-se: validação never ends!

como-validar-uma-startup

COMPARTILHE
Marcus Pereira

Marcus Pereira

Community Manager - Capivalley

Artigos relacionados

login modal