O que você precisa saber para fazer seu produto dar certo com UX design
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O que você precisa saber para fazer seu produto dar certo com UX design

Ter uma boa ideia é relativamente fácil, afinal os problemas e oportunidades estão por todos os lados. Na Catarinas Design trabalhamos focados no user experience design e usabilidade e acabamos lidando frequentemente com projetos de startups, que geralmente chegam em diferentes estágios de desenvolvimento que vão desde o ponto zero, onde tudo precisa ser construído e validado até o ponto onde o produto está rodando e já possui clientes.

Observando ao longo do tempo essas diversas ideias prontas ou sendo construídas, identificamos alguns pontos básicos que acabam refletindo no sucesso ou no fracasso de um produto do ponto de vista da sua relação com o usuário e com o mercado. A partir disso criamos um “diagnóstico” para te ajudar a identificar o que pode ser melhorado em 5 passos para fazer seu produto dar certo!

Antes de mais nada, como gerar boas experiências?

Propor experiências memoráveis e incríveis para os usuários não é apenas uma “preocupaçãozinha” extra no processo de colocar um produto no mercado. Para as startups isso vem se tornando um diferencial competitivo significante em um cenário onde fica muito difícil competir apenas no aspecto das ideias e das tecnologias.

Hoje não basta simplesmente  fazer com que o usuário realize uma tarefa de qualquer jeito (e as vezes a qualquer custo, mesmo que ele tenha que ligar para o suporte, ler um manual de instruções enorme e por aí vai..), é preciso que a solução cause o que chamamos de uma “boa experiência do usuário”, e para isso contemplar necessariamente os itens:

  • UTILIDADE - algo realmente útil, resolvendo algum problema real
  • USABILIDADE - fácil de usar, sem necessidade de muito treinamento ou ajuda
  • DESEJABILIDADE - o usuário fica com vontade de utilizar e o uso traz satisfação
  •  

    piramide do ux - preciso, consigo, quero

    Pirâmide da boa experiência do usuário

    5 passos para fazer seu produto dar certo

    1. Modelo de negócio - Sua ideia foi bem validada?

    O primeiro ponto de qualquer startup de sucesso sempre será o modelo de negócios. Trazendo isso para o mundo do UX design, significa que você precisa acertar a DOR do usuário em cheio! Para isso processos e ferramentas de validação, como o "business model canvas" por exemplo, são essenciais. Valide a dor, valide o público, valide o preço e também quem será o “pagante” nessa história. Se algum desses pontos estiver errado, nada do que vem depois importa. Suas ideias estão devidamente validadas e alinhadas com a necessidade do mercado? Ótimo! Siga em frente :)

    2. Linguagem/Abordagem - Sua comunicação está alinhada com o público alvo?

    Sabendo que o esquema “dor versus solução” está redondo, um problema comum é não estar conseguindo comunicar isso da melhor forma para o mercado. Não basta ser excelente se ninguém consegue perceber isso, você precisa vender esse valor de forma fácil e clara em todos os seus meios de comunicação (landing pages, apresentações, o seu posicionamento no geral)! Deixe claro quais os benefícios oferecidos e verifique se você está utilizando uma linguagem gráfica e expressões que seu público compreende ou está acostumado.

    3. Usabilidade - Seu produto está fácil de usar?

    Ok, se o usuário comprou a ideia e finalmente está em contato com seu produto, aproveite, essa pode ser uma oportunidade única! Pense em todo o seu esforço para construir algo super legal, depois vender o seu peixe da melhor forma e enfim conseguir conquistar e trazer esse cliente até a tela inicial do seu sistema/aplicativo. A última coisa que você pode fazer nesse momento é frustrá-lo! Verifique se fica claro o que a pessoa deve ou pode fazer após o login, sua interface deve conduzir o usuário pelas tarefas, não criar barreiras e sempre corresponder as expectativas e interpretações desse sujeito. O acerto da usabilidade é um ponto importantíssimo no sucesso de um produto.

    4. Layout - A apresentação do produto está bem feita / adequada?

    Fazendo referência ao nosso “triângulo das boas experiências”, se você já conquistou a utilidade e usabilidade, costumamos dizer que a interface gráfica é a “cereja do bolo”, é quem vai dar o toque emocional ao seu produto. Quando você já cumpre os pilares básicos, ao trabalhar com uma linguagem visual limpa e atual, ou uma interatividade atrativa e divertida, você adiciona elementos que refletem na satisfação emocional de seu cliente. É aquela sensação do “uou effect”, que gera uma série de retornos positivos para o negócio como a recomendação espontânea, a validação social e uma legião de fãs sinceros de seu produto.

    Divulgação - Espalhe a mensagem e leve seu produto até a mão de seu público

    Se você está contemplando satisfatoriamente todos os passos anteriores, talvez as pessoas apenas não estejam te encontrando para usufruir de todos esses benefícios de seu lindo produto. Invista em marketing digital ou procure formas de divulgação mais efetiva, afinal a parte mais difícil você já fez :)

    E aí, gostou do conteúdo? :) Dá uma conferida no nosso infográfico “Faça seu produto dar certo em 5 passos” que resume esse post e teste agora o diagnóstico em seu próprio produto!

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