Preço ou valor: afinal de contas, o que devo vender? Parte 2
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Preço ou valor: afinal de contas, o que devo vender? Parte 2

Como mencionamos no post anterior, a mudança de comportamento do ser humano tem interferido no comportamento do consumidor, vejamos algumas mudanças de comportamento: Segundo o site Consumidor Moderno e o estudo Mudanças do Mercado Brasileiro, da Nielsen, revela que os consumidores conquistaram um novo padrão de consumo, acessando produtos diferenciados, e agora, diante uma desaceleração econômica, querem manter o que conquistaram. Outro dado que demonstra a situação de atenção no consumo é a ida ao ponto-de-venda. Houve uma queda de 4,7% no número de visitas ao ponto-de-venda em 2014 com aumento do tíquete médio em 5,6% a cada visita, ou seja, as compras estão sendo mais planejadas: o consumidor vai menos vezes à loja, mas gasta mais a cada visita.

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E pela pesquisa, a classe A + B é a que está puxando o consumo, relata o site, ou seja: O consumidor tem comprado em menos quantidade e em mais qualidade, tem percebido o valor das coisas e assim ao invés de dois produtos mais baratos que pudessem durar menos, eu compro um com mais valor que dure mais, mas, e o que isso tem a ver ou ainda como posso aplicar no universo digital? Simples, o consumidor digital e físico se comportam geralmente na mesma tendência, sempre respeitando sua classificação social, sendo assim todo produto que eu lanço, seja físico ou digital precisa respeitar essa mudança de comportamento, sendo mais prático, tudo que eu lançar como produto ou serviço, precisar fazer o cliente perceber como aquilo é valioso, resumindo, precisamos vender o valor. No artigo a seguir vamos iniciar nosso aprendizado de como vender valor, vamos trabalhar alguns pontos, são eles:

  • Custo x Preço x Valor;
  • Mitos sobre preços;
  • Algumas verdade sobre a fixação de preços;
  • Tabela de margem de lucro x desconto.

Obrigado pelo seu tempo ao ler esse artigo e até o próximo.

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Eduardo Macedo

Eduardo Macedo

Co Founder Instituto Crescimento

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