É Possível Aprender a Empreender?
[editar artigo]

É Possível Aprender a Empreender?

Você acredita que é possível aprender a empreender?

Muito se discute sobre essa questão e, enquanto alguns dizem que é sim possível aprender a empreender, outros sustentam que algumas pessoas já nascem com certos “requisitos” necessários para ser um empreendedor.

Se você está curioso, vou adiantar a minha opinião: acredito que sim, é possível aprender a empreender e que qualquer pessoa pode ter seu próprio negócio e ser um empreendedor se for realmente isso que ela deseja.

Ao mesmo tempo entendo os que falam destes “requisitos” que já nascem com algumas pessoas, ainda que com algumas ressalvas. Deixe-me explicar:

Para empreender é necessário uma junção de dois fatores, que vou chamar de: 

Fatores Técnicos e Fatores Comportamentais e de Personalidade

Fazem parte dos fatores técnicos o conhecimento, as habilidades e competências necessárias para se administrar um negócio. Podemos incluir aqui tarefas referentes (mas não limitadas) à finanças, marketing e vendas, produção, logística, gestão de pessoas, etc.

Ninguém nasce sabendo este tipo de coisa e todas podem ser aprendidas, seja dentro de uma sala de aula ou na prática.

Tudo isso, porém, não é suficiente para ser um bom empreendedor. Aliás, esta é a parte mais fácil.

Um empreendedor precisa também ter muita força de vontade, iniciativa, motivação, resiliência, saber lidar com adversidades e frustrações, dentre várias outras coisas que chamarei aqui de fatores comportamentais e de personalidade.

Provavelmente são por estes fatores que algumas pessoas dizem que “um empreendedor já nasce um empreendedor”.

Realmente não se aprende isso na escola, mas acredito que estes fatores comportamentais e de personalidade possam ser desenvolvidos ou acabar “surgindo” com uma mudança de mentalidade ou de perspectiva da própria pessoa.

Por tudo isso, acredito que a primeira pergunta que você deve se fazer não é se “é possível aprender a empreender?” e sim se “você tem o perfil para ser um empreendedor?” (Tweet Isso)

Empreender é questão de perfil

Mesmo sendo possível aprender a empreender, a verdadeira questão é: você realmente quer ter seu próprio negócio?

Você tem este perfil? Mesmo sabendo que pode aprender TUDO o que é necessário para ser um empreendedor, isso é realmente o melhor para você?

Se você está feliz e satisfeito trabalhando como empregado de uma empresa, ganhando um bom salário, benefícios e décimo terceiro, com direito a um mês de férias para viajar e passar um tempo de qualidade com sua família não vejo problema algum em você continuar dessa forma. Essa é a realidade da enorme maioria das pessoas.

Mas também existem pessoas que não se satisfazem com esse estilo de vida, pelos mais variados motivos.

Algumas querem ganhar muito dinheiro, outras querem mudar o mundo e ajudar outras pessoas e há também aquelas que querem apenas mais tempo e qualidade de vida para aproveitar a vida.

O motivo não importa, o que importa é entender e aceitar que assim como existem pessoas que estão satisfeitas vivendo a chamada “corrida de ratos” existem também aquelas que não se conformam com essa situação e tem um desejo enorme de fazer a diferença e ditar o rumo da própria vida.

Como sempre costumo dizer, ser empreendedor não é melhor nem pior do que ser empregado. É apenas uma questão de perfil, de prioridades e do estilo de vida que se deseja. (Tweet Isso)

Portanto, tendo em mente que ser um empreendedor é uma simples questão de ter ou não ter este perfil, volto a dizer que é sim possível aprender a empreender. Mas como fazer isso?

Como Aprender a Empreender? Abra Uma Empresa!

É evidente que a educação formal vai te ajudar a adquirir ao menos alguns dos conhecimentos técnicos necessários para ser um empreendedor e ter seu próprio negócio.

Mas você não vai apreender a empreender, de fato, em uma universidade. 

A educação formal (leia-se escola, universidade, pós-graduação e afins) nunca vai ser suficiente ou, muito menos, obrigatória para se tornar um empreendedor.

Até porque ser empreendedor não exige um diploma, uma profissão específica e nem mesmo requer que você tenha qualquer tipo de educação formal.

É só buscar algumas histórias de empreendedores de sucesso que você vai ver que muitos abandonaram a faculdade ou nem mesmo tinham estudo formal (não estou incentivando que você faça o mesmo).

Tudo isso deixa muito claro que qualquer pessoa pode ser dona do seu próprio negócio e ser um empreendedor, basta correr atrás do que se deseja.

Mas se a educação formal não é suficiente, como você vai aprender a empreender? Minha opinião é: comece um negócio!

Isso mesmo, nada melhor do que se tornar um empreendedor para aprender a empreender. Afinal, como você vai aprender a nadar fora da água? (Tweet Isso)

Não estou dizendo para você gastar todas as suas economias, pegar um empréstimo no banco e gastar milhares de reais abrindo uma empresa.

Não precisa ser o negócio dos seus sonhos. Faça algo simples, que você possa administrar mesmo se ainda tiver um emprego. 

Assim como alguém que quer começar a investir em ações dá o primeiro passo “brincando” com simuladores da bolsa de valores, sem dinheiro real, comece um negócio para você “brincar” de ter sua própria empresa.

Essa é a única maneira de descobrir se você realmente tem o perfil para ser um empreendedor e a melhor forma para aprender a ser um.

COMPARTILHE
Gustavo Gubert

Gustavo Gubert

Assessor de investimentos na GM Investimentos

login modal