Inovação e processos lean sempre foi assunto do meu interesse aqui na Catarinas como já foi falado nesse ebook sobre Lean UX e Lean Startup. A partir disso, passei a pesquisar mais sobre o BMG e em 2013 acabei fazendo uma disciplina de Business Design na pós Design Centrado no Usuário na Universidade Positivo, que tinha o assunto como central. Comecei a ver o canvas como um método mais amplo, que pode ser aplicado em quase tudo independente do estágio da empresa/startup. Ter um olhar macro do negócio não implicava apenas no começo da empresa, inclusive refazer o Canvas de tempos em tempos podia ser super produtivo.
Para quem não conhece, o Business Model Canvas ou “Tela de Modelo de Negócios”, é uma ferramenta estratégica que contribui para a construção rápida e visual de uma empresa ou projeto. Alex Osterwalder foi quem propos inicialmente o Canvas, define:
Modelo de negócio pode ser conceituado como a descrição da lógica de como uma organização cria, distribui e captura valor.
Baseia-se essencialmente em um Canvas (tela) onde estão dispostos os nove elementos fundamentais (building blocks) de um Modelo de Negócio:
1. Segmento de Clientes: para quem estamos criando valor?
2. Propostas de Valor: que valor entregamos a nossos clientes?
3. Canais: como alcançamos e queremos alcançar nossos clientes?
4. Relacionamentos com Clientes: que tipo de relacionamento esperamos ter com nossos clientes?
5. Modelo de Receitas: por qual valor os clientes estão dispostos a pagar?
6. Principais Recursos: quais os principais recursos que nossa proposta de valor requer?
7. Principais Atividades: quais as principais atividades requeridas por nossa proposta de valor?
8. Alianças: quem são nossos principais parceiros?
9. Estrutura de custos: quais são nossos principais drivers de custo?
O vídeo abaixo ilustra como esses elementos (blocos) se relacionam no Canvas:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=QoAOzMTLP5s]
Plano de Negócio x Business Model Canvas
Business Model Canvas
Vantagens
- Extrai de forma rápida propostas de valor que atendam e potencializem os principais objetivos desejados, antes de partir de fato para a formatação do produto ou serviço
- Identifica “de cara” o modelo de negócio
- Ajuda a identificar e eliminar o que não é tão importante no primeiro momento
- O painel é mutável e o objetivo é que ele reflita exatamente o que a empresa é naquele momento.Não deixe de acrescentar ou tirar posts its quando necessário
- Alinha os participantes: Ajuda as pessoas a conhecerem melhor a empresa/projeto e seus objetivos e faz com que as pessoas envolvidas andem todas na mesma direção
- Propicia inovação: Como possibilita a discussão de opiniões, acaba criando um entendimento comum entre os envolvidos e gerando indicadores fortes para a inovação estratégica
Desvantagens
- Pode ser superficial: o business model canvas não se propõe a tratar de cada bloco em detalhe
- Não se baseia em estudos e pesquisas, logo pode ter dados não tão reais
Plano de negócios
Vantagens
- Ferramenta detalhada sobre a empresa
- Pode facilitar quando é necessário investimento de capital de risco
- Serve para definir as hipóteses do negócio
- Ponto de partida para operações, marketing e planos financeiros
- Tem a possibilidade de uma projeção financeira detalhada e com sorte, real (:
Desvantagens
- É demorado e requer dedicação e pesquisa
- Empresas novas não conhecem muitas variáveis e acabam fazendo um plano fake ou fantasioso
- No processo pode surgir variáveis inesperadas e incontroláveis
- É difícil para fazer a atualização
Podemos ver que ambos tem vantagens e desvantagens. O importante é saber avaliar em qual momento sua empresa/projeto está e quais variáveis você já possui.
Dicas para fazer um Business Model Canvas:
No Google docs: Um tutorial ensinando. É uma boa opção para equipes geograficamente distribuídas, pois pode ser feito online e de forma colaborativa.
No ipad: App free do Sebrae ou App Oficial do Business Model Generation. É bem prático para quem quer fazer o canvas sozinho.
Papel: Para baixar o Canvas e imprimir pode baixar e fazer com sua equipe.
Quer saber mais sobre como ter sucesso na sua startup?
Até o próximo post ;)
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