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Como aumentar a rentabilidade do seu produto com UX

Toda empresa tem (ou deveria ter) como objetivo aumentar os ativos e diminuir os passivos, potencializando assim o seu faturamento em relação à suas despesas. Enquanto a lucratividade demonstra os ganhos imediatos do negócio em um período específico (um mês, um semestre, um ano, etc.), a rentabilidade nos dá qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo.

Esse "investimento" pode ser o recurso colocado no desenvolvimento de um novo produto, por exemplo. No mundo de startups, os novos produtos passam por uma série de investimentos de tempo, dinheiro e energia por parte dos envolvidos.

A questão é: como aumentar o retorno sobre esse recurso investido para criar um novo produto? E como o User Experience Design pode te ajudar com isso?

Fazer o seu investimento dar retorno mais rápido e de forma mais eficiente e assertiva pode ser uma ótima estratégia. Vejamos o porquê disso.

UX Design ❤ Usuários

O primeiro ponto que vale a pena ressaltar é que quando falamos de UX Design estamos também falando de validação com os reais interessados e os melhores conhecedores das "dores" do problema em questão a ser resolvido. Isso acontece justamente pelo fato de que para fazer UX design você precisa colocar o usuário no centro do processo e ter contato direto com essas pessoas e com sua forma de pensar, afinal UX Design significa um "profundo conhecimento dos comportamentos, desejos e necessidades humanas", onde a partir dessas informações você consegue chegar a insights e soluções muito mais pertinentes do que se estivesse propondo ideias aleatórias.

Mas ok, na prática como isso tudo vai aumentar a sua rentabilidade?

1º Redução de custos

Deixar de perder dinheiro também pode ser uma excelente forma de ganhar dinheiro! Quando você desenvolve um produto conhecendo bem o problema e as partes envolvidas, um dos aspectos que lhe ajudará a retornar mais rápido o seu investimento é que você passará a gastar menos dinheiro com implantação e treinamento, por exemplo.

Se o seu produto estiver bem feito, considerando todos os elementos envolvidos em uma boa experiência do usuário, há boas chances do seu produto será auto explicativo e com isso você não precisar alocar horas de seus funcionários para capacitar novos usuários. Ou ainda, se a solução está fácil de usar, menos o seu suporte será utilizado com perguntas, dúvidas e chateações desnecessárias.

Outra economia expressiva que o UX Design pode trazer para sua vida é a redução de tempo de desenvolvimento em cima de recursos inúteis ou ineficientes do ponto de vista do usuário. Se você conhece bem o que precisa ser feito, há muito menos chances de fazer errado e depois precisar refazer, ajustar, eliminar ou adicionar recursos que só foram percebidos lá na frente, depois de meses de trabalho jogado fora.

2º Mais vantagem competitiva

O segundo ponto que tornará seu produto mais rentável com UX é o fato de que você certamente sairá na frente de seus concorrentes! o/ Experiências melhores hoje são diferenciais competitivos essenciais considerando que em termos de tecnologia tudo está muito acessível para todos e qualquer solução pode ser feita quando se junta um bom dev e algumas linhas de código.

A lógica é simples, com UX você conhece seu cliente e com isso entrega soluções mais assertivas, loogo, se você está entregando aquilo que é exatamente o que o usuário precisa seu tiro está sendo certeiro e isso aumenta suas chances de sucesso ao se comparar com aquele seu concorrente que simplesmente lançou o produto.

Outra tecla que sempre batemos é que a inovação e insights inusitados ficam muito mais frequentes e claros quando estamos lidando com uma boa quantidade de matéria prima vinda das dores reais do mercado. Bem diferente de quando você cria soluções do modo antigo de ser, sentando na frente do computador e codando aplicativos ou sistemas cheios de recursos que ninguém precisa.

3º Maior fidelidade dos usuários

E por fim, o terceiro aspecto que reflete diretamente no seu bolso quando você investe em user experience design é o aumento da fidelização de clientes. Boas experiências são repetidas e recomendadas. Primeiro que se você está gerando uma interação positiva, esse cliente só tem motivos para ficar com você. Um único cliente engajado e feliz sempre vale mais do que vários temporários ou insatisfeitos que só te farão perder tempo com ativações que logo resultarão em desistências e até acabam por queimar o seu filme com outros potenciais clientes.

Um segundo ponto no que diz respeito a fidelidade de clientes é que o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgar produtos. Nesse caso o lead vem qualificado e a aceitação é bem maior devido ao fator "credibilidade" envolvido quando outra pessoa está falando bem de você. Quanto mais clientes fascinados com seu produto e fiéis à sua marca você tiver, maior será a retenção, menor o churn e claro, maior a divulgação espontânea, gratuita e autêntica do seu negócio!

Gostou? Veja também o infográfico sobre UX e rentabilidade

Infográfico como aumentar rentabilidade com UX

Catarinas Design

Catarinas Design

Consultoria especialista em UX design e service design para produtos e serviços interativos. "Soluções inteligentes para os clientes e experiências positivas para os usuários" #UXdesign

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