Como não perder os early adopters na versão beta do seu produto
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Como não perder os early adopters na versão beta do seu produto

Estudos revelam que adquirir um cliente novo custa em média 5 vezes mais do que fidelizar um cliente. E que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas enquanto um insatisfeito faz um marketing negativo para no mínimo 11 pessoas!

Esses números demonstram algo que a maioria das pessoas já sabe sobre a importância de manter os clientes conquistados e de deixá-los satisfeitos e felizes com seu produto para que eles simplesmente não decidam ir embora, ou pior, saiam falando mal de você criando uma onda de negatividade em torno de sua solução. Ainda mais quando falamos dos early adopter! Aqueles ousados clientes que decidiram entrar antes mesmo que você fosse especial ou conhecido. É quase uma obrigação tratá-los bem!

A questão é: como fazer isso? Como fazer meus clientes não desistirem de mim quando meu produto ainda não está totalmente pronto?

Parece um tanto contraditório lançar o produto o mais rápido possível e ainda assim estar bom o suficiente para não frustrar e perder nenhum novo cliente. Afinal o mantra das metodologias ágeis sempre são: faça rápido, lance rápido, erre rápido (e aprenda com isso, claro)!

Nós sabemos que esse pode ser um dilema para várias startups. Até onde ir e o que fazer para lidar com as limitações da primeira versão do produto? Levantamos 10 dicas para ajudar quem está passando por esse dilema. Confira!

Como não perder os early adopters

1- Conheça bem o seu cliente

Invista parte do seu orçamento para compreender o comportamento e forma de uso do seu cliente pois, quanto mais alinhado você estiver em relaçãos os problemas dele, mais valor ele perceberá no seu produto.

2- Crie uma relação com seu cliente

Mantenha contato com os clientes para evitar que se esses se esqueçam de você. Uma boa forma é através do marketing de conteúdo, gerando posts e materiais ricos do interesse dele é possível que você ganhe o coração (e o interesse) dele ;)

3- Agregue valor

Mostre que seu produto é o melhor, mesmo ainda não estando totalmente finalizado, deixe claro para ele as próximas features e o que ele vai ganhar no futuro confiando em você

4- Reconheça que há erros

Deixar claro que ainda está na versão beta é uma forma dele saber que erros existem e você conta com ele para apontá-los. Sempre que ocorrer erros seja humilde, espirituoso, reconheça o problema e se retrate com o cliente dizendo que está trabalhando para melhorar isso. Quanto antes você assumir essa postura pró ativa menores as chances disso se tornar algo mais desagradável, podendo causar frustração e até a perda do cliente.

5- Estimule o feedback

Para que seus clientes participem e opinem sobre o produto você pode estimulá-los utilizando elementos de gameficação como pontos, rankings, badges, ou moedas virtuais recompensando a participação e engajamento deste usuário ou quem sabe enviando emails amigáveis ou mensagens para o cliente pedindo a opinião e colaboração para evoluir o produto.

6- Responda os feedbacks

Cada vez que um cliente entra em contato com a empresa, ele acaba saindo com uma impressão melhor ou pior à respeito dela. Estar disponível e verdadeiramente receptivo aos feedbacks é muito importante, tanto quanto você vai enfatizar a sua gratidão e prestatividade para resolver o problema.

7- Encante o Cliente

Faça algo a mais do que o cliente espera.  Veja o Google com um exemplo ótimo: Nada pior do que ao tentar abrir o navegador a internet não está funcionando, pois o Google superou as expectativas e colocou um easter egg na página "Não foi possível conectar a internet" e quando isso acontece é possível jogar um jogo offline com um tiranossauro rex pulando cactos e emitindo sons a cada 100 pontos conquistados.

8- Honre as suas promessas

Muito importante surpreender os clientes porém você precisa antes disso, cumprir com a entrega básica prometida. Isso deve ser feito de forma muito eficaz, mesmo não estando completo seu produto ou não finalizado, o que está disponível deve resolver o principal problema do cliente, ter uma boa usabilidade e layout agradável e coerente.

9- Enfatize as mudanças

Quando lançar uma nova feature, avise o usuário que ele tem mais uma facilidade a seu favor assim ele consegue perceber a evolução do produto. Faça videos de lançamento da funcionalidade ou avisos nos primeiros acessos.

10- Ganhe o coração nos pequenos detalhes

Mesmo que sua solução ainda possua vários problemas você deve ter em mente que são os pequenos detalhes que ganham o coração das pessoas. Seja atencioso e humanize as mensagens/textos de instruções e feedbacks. Tendo em vista que a solução pode não estar tão boa você precisará compensar a situação de outras formas. Se tiver que focar em apenas uma coisa além do core business da solução, trabalhe na comunicação.

Veja também nosso ebook sobre o assunto:

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Catarinas Design

Catarinas Design

Consultoria especialista em UX design e service design para produtos e serviços interativos. "Soluções inteligentes para os clientes e experiências positivas para os usuários" #UXdesign

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