Imprimir porta-lápis, capa para celular, miniatura sua, peça de drone, chaveiro, descanso de copo, saleiro... tudo isso já é comum no mundo da impressão 3d doméstica e já satisfaz boa parte dos entusiastas, mas será que para por aí?
É claro que não! Hoje vou mostrar para vocês que existe uma variada gama de filamentos já disponíveis no mercado e muitos outros em desenvolvimento. Primeiro eu queria deixar claro que eu estou chamando de "Impressora 3d doméstica" as impressoras que custam algo entre mil e 8 mil reais e que utilizam filamentos (FDM) para imprimir.
Vamos começar pelos materiais mais comuns e a medida que você vai descendo vai achando os mais tecnológicos!
PLA (Polylatic Acid)
WHAT!? Galera, confesso que até para mim esse é novidade, mas parece ser muito legal. O fabricante informa que ele não magnetiza as coisas, mas ele tem ferro em sua composição ou seja, ele gruda em imãs.
Temperatura de extrusão: 185-195ºC
Temperatura Mesa: 20-55ºC
Bronze ("Liga" de PLA com Bronze)
(Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=nDoYO22103Q)
Este material é recomendado para impressões que almejam ter um aspecto metálico, mais especificamente com aspecto de bronze. Sua composição é 80% bronze e 20% PLA. Uma grande vantagem é poder lixar e chegar a acabamentos como esse.
Temperatura de extrusão: 190-210ºC
Temperatura Mesa: 20-55ºC
PET (Polyethylene Terephthalate)
Case para iPhone feito em PET é uma amostra da utilidade ecológica que a impressora 3d pode ter.
Esse você até imagina o que é, não? Tipo garrafa PET mesmo. É um plástico bastante resistente e interessante de se trabalhar. Por enquanto nenhum "fazedor de filamentos" que eu conheço consegue reciclar garrafa PET em filamento, mas quem conseguir vai abrir um caminho promissor para as impressoras 3d melhorarem esse nosso mundo.
Temperatura de extrusão: 210-255ºC
Temperatura Mesa: 55ºC
Existem vários outros tipos de materiais diferentes já disponíveis, no final faço uma pequena listinha deles com as temperaturas recomendadas para imprimi-los. Um novo material para impressão que está sendo desenvolvido (em Israel) e já tem gerado burburinho no mundo 3d é o Vidro. A empresa Micron3DP avançou bastante no desenvolvimento da impressão via extrusão do vidro de acordo com o 3ders.org. A notícia ruim é que por enquanto o procedimento só tem sido possível com temperaturas na casa dos 850ºC. LINK: [http://www.3ders.org/articles/20150622-micron-3dp-announces-breakthrough-in-3d-printing-glass-materials.html]
Se você tem informações sobre algum outro tipo de material deixe seu comentário que eu investigarei pessoalmente.
Fibra de Carbono
Temperatura de extrusão: 195-230ºC
PC (Policarbonato)
Temperatura de extrusão: 300ºC
TPU (Thermoplastic Polyurethane)
Temperatura de extrusão: 240-260ºC
Emborrachado - TPE
Temperatura de extrusão: 210-225ºC
Aço Inoxidável (Liga de pó de Aço inoxidável com PLA)
Temperatura de extrusão: 195-220ºC
Gerente de Sucesso do Cliente no Olist