Músicas que enfeitam paredes: projeto dá nova vida ao encarte do CD
[editar artigo]

Músicas que enfeitam paredes: projeto dá nova vida ao encarte do CD

O crescimento do consumo digital de música dava indícios que colocaria o CD na mesma posição que este colocou o LP nos anos 90. Mas e se o CD pudesse entregar mais valor do que apenas a música gravada naquele disquinho? Foi pensando nisso que o músico e artista visual Gabriel Gariba criou o projeto Músicas que enfeitam paredes. "Compor canções sempre foi algo que gostei muito, mas em princípio isso se limitava a ficar entre amigos ou entre as paredes do meu quarto", comenta Gabriel. "Como tenho experiência com artes visuais pensei em embalar minhas canções de uma maneira em que fosse possível unir essas minhas duas paixões e criar uma coisa só". Uma coisa só. Uma única peça artística que reúne um CD com 5 músicas e um encarte que vira um quadro para decorar sua parede.

Seguindo na contramão do consumo digital, o retorno do vinil e até mesmo do CD para colecionadores tem mostrado que ainda existem pessoas que gostam de ter a música nas mãos, apreciando o ritual de abrir o encarte e colocar em um aparelho para ouvir. Para Gabriel considerar uma ideia como essa a saída para a venda de CDs ainda é uma incógnita. "Muitas pessoas podem ver isso como um modelo de negócio, mas eu vejo de uma forma diferente. Quando alguém adquire um quadro meu ela está adquirindo uma extensão da minha música, uma parte de como eu penso. Acredito que bandas e artistas devem procurar as suas identidades. O público quer sentir essa autenticidade", explica Gabriel.

músicas que enfeitam paredes

Além disso, como não podia ser diferente, Gabriel acredita na volta dos objetos analógicos: de câmeras fotográficas a discos de vinil. "Todo mundo adorou todos os avanços tecnológicos até agora, mas acho que sempre vai existir espaço para esses objetos", conta ele. "Penso que isso reflete o modo como você pensa e se relaciona com o mundo a sua volta, pois com todos podendo ter acesso a tudo online, quando você tem um objeto desse na sua casa, ou com você , isso soma a sua personalidade".

Lançado no final de 2013, o projeto conta ainda com uma parceria com a Caixa Filosofal, empresa que trabalha com decoração e artistas semelhantes. Eles são responsáveis pela produção dos materiais e a logística de entrega. Além do site oficial, o projeto tem ainda páginas no Facebook, Google+, e uma página no Soundcloud onde você pode ouvir as músicas do artista. Ou ainda se preferir, só dar play aí embaixo! ;)

Músicas que enfeitam paredes

COMPARTILHE
Marcus Pereira

Marcus Pereira

Community Manager - Capivalley

Artigos relacionados

login modal