O mundo das Startups e a Impressão 3D
[editar artigo]

O mundo das Startups e a Impressão 3D

O mundo mudou muito desde o surgimento das Startups. Hoje, todos conhecemos vários exemplos: desde gigantes unicórnios (Google, Facebook) até as que são representadas por aplicativos que usamos no dia-a-dia. Mas pouca gente sabe que Startup já é coisa velha! Quando a gente se dá conta de algo que deu certo, grandes são as chances de isso ser coisa antiga. Foi por causa da internet que as startups ficaram famosas. Durante a bolha ".com" no final da década de 90, muito dinheiro jorrava no vale do silício e um número enorme de startups surgiam todos os dias. A primeira startup famosa foi a Netscape. Lembram-se dela? Começou em 1994 e fez muita história. Pois é, startups tem mais de 20 anos! E a famosa "3D printing"? Tecnologia nova, certo? Errado. A impressão 3D surgiu na década de 80. Já são mais de 30 anos!

A relação entre Startups e Impressão 3D

Então, Startups são um tipo de negócio: empresas novas, sem histórico comercial, com inovação e escalável. Impressão 3D é um tipo de tecnologia. E hoje, essas duas coisas "velhas" andam de braços dados. O motivo? É simples: a tecnologia está acessível e as startups estão bem estruturadas mundialmente.

Se você precisa de prototipagem rápida, existem vários serviços disponíveis, inclusive online. Outra opção é comprar uma impressora 3D própria. Mas claro, tudo depende do que você precisa e o quanto está disposto a pagar. Fablabs estão surgindo por aí para facilitar a vida de muita gente, e várias empresas já podem imprimir sua demanda de objetos.

Outra relação entre negócios inovadores e a tecnologia de impressão tridimensional se dá através do uso direto desses equipamentos. Ou seja, startups de impressão 3D. Segundo o site AngelList, são quase 400 startups diretamente ligadas à esse tipo de tecnologia. Aqui em Curitiba, podemos citar a NOIGA, que fabrica acessórios de moda impressos em 3D.

Jóias impressas em 3D

Unindo modelo de marketplace, impressão 3D e comunidade, a Shapeways entrega serviços de impressão e venda de objetos impressos internacionalmente.

Falando por experiência própria, tenho uma startup, junto com meu sócio, diretamente ligada à impressão 3D. Por esse motivo, temos um três equipamentos em casa! Além de produzirmos nossos próprios objetos, já ajudamos 2 startups Curitibanas à prototiparem seus produtos. Se tiverem alguma dúvida sobre a impressão 3D, fiquem à vontade para comentar. A tecnologia veio pra ficar e quanto mais gente envolvida, melhor.

COMPARTILHE
Raphael Lima

Raphael Lima

Co-Fundador na Inovarium

Artigos relacionados

login modal