O que fazer após validar a ideia de sua startup?
[editar artigo]

O que fazer após validar a ideia de sua startup?

Quando se pensa em iniciar uma startup é importante validar os principais pontos do negócio para saber o que irá funcionar e o que ainda precisa ser revisto. Já falamos nesse post dicas para validar sua ideia e também nesse infográfico mostramos como fazer validações com entrevista. Após fazer essa validação, você já (deve) ter informações suficientes para decidir qual desses 3 caminhos você deve seguir:

1. Prosseguir o//

Se sua validação mostrou que sua ideia vai dar certo, então você pode iniciar seu produto.

2. Pivotar

Com a conversa com os clientes, você percebe que sua ideia tem chance de sucesso porém é preciso de alguma mudança para que o negócio funcione. Verifique o que não funcionou, seja o público, a monetização ou mesmo alguma pequena adaptação. Faça o processo de validação novamente.

3. Partir para a próxima

Existe a possibilidade de você perceber que sua ideia não era tão boa quanto imaginava, que nem efetuando mudanças você consegue salvá-la.  Possivelmente o problema não é de fato um problema para outras pessoas ou ninguém está disposto a pagar por ele. Caso isso aconteça, não se iluda, seja realista e procure uma nova ideia. Esse momento pode ser difícil mas pelo menos você descobriu de uma maneira rápida e barata ?

Se você ainda está inseguro, nesse post levantamos alguns pontos para saber se sua startup está pronta para entrar no mercado. E se você já se identificou com o primeiro cenário e irá prosseguir com seu projeto, separamos 5 dicas que poderão te ajudar nos próximo passos:

drawing businss concept

O que fazer após validar a ideia de sua startup?

1. (Re)veja o seu canvas

Nesse momento você deve voltar  para o canvas no caso de já ter algo esboçado ou se ainda não tem, deve fazer um, como já falamos nesse post sobre Business Model Canvas x Plano de Negócios. É o momento de melhorar os pontos que se tinha dúvida com o auxílio do feedback dos clientes e elencar as principais features para um MVP (Mínimo Produto Viável) .

2. Começe pelo MVP

Isso pode parecer bem óbvio mas não é. Muitas startups querem começar já abraçando o mundo. Iniciar com o MVP é geralmente difícil pois você precisa deixar algumas features importantes para um segundo momento. O importante é escolher as funcionalidades principais para resolver a dor do cliente e lançar o mais rápido possível. Como já falamos nesse ebook sobre Lean Startup + Lean UX.

3. UX é fundamental

Isso pode parecer clichê mas um bom UX é fundamental para o sucesso do seu produto, como já falamos aqui, algumas startups que se diferenciaram por isso. Mesmo não estando completo ou não finalizado, o que está disponível do seu produto deve ter uma boa usabilidade, um layout agradável e coerente. Caso contrário corre o risco de você frustrar os seus primeiros clientes. Caso você está pensando que UX é demorado, não é coerente com o cenário de um MVP, já mostramos a abordagem Lean do UX nesse post.

4. Faça uma landing page

Crie uma landing page mesmo que seu produto ainda esteja em desenvolvimento assim você consegue capturar o email de possíveis interessados no produto. Você ainda pode entrar em contato com os interessados para saber o que fez eles deixarem o email, assim você já consegue coletar importantes informações ? Nesse post tem algumas dicas de design podem melhorar o desempenho da sua landing page.

5. Preste atenção no feedback dos early adopters

Os clientes e usuários que farão testes dos seus serviços ou podem ser os próximos clientes que você estará inserindo na sua carteira de clientes e a opinião deles é muito importante. Seja receptivo com os feedbacks, responda e mostre que o produto está em constante melhoria.

Quer conversar com a gente sobre seu MVP ou sua Startup? Entre em contato, podemos auxiliar você em qualquer uma das etapas desse processo ?

Banner-Ebook5-LeanUX-LeanStartup

COMPARTILHE
Catarinas Design

Catarinas Design

Consultoria especialista em UX design e service design para produtos e serviços interativos. "Soluções inteligentes para os clientes e experiências positivas para os usuários" #UXdesign

Artigos relacionados

login modal