Aprender a programar: 5 razões para você se dedicar a esta habilidade
[editar artigo]

Aprender a programar: 5 razões para você se dedicar a esta habilidade

Se você frequenta — ou já frequentou — eventos de empreendedorismo como o Startup Weekend, deve ter percebido que existe uma configuração de equipe com conhecimentos complementares que é tida como padrão para qualquer startup: negócios, design e desenvolvimento.

Estes três padrões de conhecimento costumam ser encontrados naturalmente em pessoas diferentes, com algumas exceções de indivíduos que possuem dois, ou por vezes até, as três habilidades. 

Particularmente acho esta definição um pouco simplória e generalista, afinal de contas existem dezenas de outras formações que podem não estar contidas nesta tríade. Inclusive, existem diversas outras habilidades que empreendedores precisam, desde finanças e gestão de pessoas até marketing e vendas.

No âmbito das startups e da tecnologia, no entanto, há uma habilidade que diferencia quem quer ser dono do seu negócio: desenvolvimento ou programação. O nome que você vai utilizar não importa, mas a verdade é que se sua startup envolve tecnologia, então provavelmente você deveria aprender a programar.

Aqui vão 5 razões para justificar seu esforço para aprender a programar

Fale a língua da tecnologia

Aprender a programar e trabalhar com esta tecnologia é como aprender uma nova língua. Mesmo porque a programação é uma linguagem, e se você deseja investir seu tempo trabalhando com tecnologia é importante conhecer esse "idioma" característico do ambiente em que está inserido.

Se você resolvesse se mudar para a China para lançar sua empresa não seria necessário aprender Mandarim? Pois com a tecnologia é a mesma coisa. Compreendendo a linguagem da programação você estará melhor inserido neste ecossistema, e consequentemente suas decisões serão muito mais assertivas.

Avaliação dos talentos

Na hora de partir para o desenvolvimento do seu produto é fundamental contratar as pessoas certas. Isso quer dizer que a formação da sua equipe de tecnologia é um dos principais fatores de sucesso de uma startup nascente.

Se você não for capaz de compreender o que diferencia os talentos dos profissionais medíocres, como construir um time vencedor para desenvolver seu produto/startup? 

Desenvolvimento de produto

O caminho que separa uma ideia de uma startup de sucesso passa necessariamente por um processo de desenvolvimento de produto. Em geral estes produtos envolvem tecnologia, afinal de contas este é quase um requisito básico para uma startup. Isso quer dizer que para ter sucesso será fundamental conhecer as etapas que compõem um projeto de desenvolvimento.

Neste quesito, aprender a programar significa saber quanto tempo demora e quanto custa para desenvolver um produto deste tipo. Se você conhecer o grau de complexidade que envolve a tecnologia de programação ficará muito mais fácil desenhar roadmap realista para seu negócio.

Mão na massa

Em uma startup os recursos são escassos e em geral os times de tecnologia trabalham com prazos apertados e metas agressivas.

Se você aprender a programar minimamente, ao invés de fazer com que alguém pare o que está fazendo para alterar um detalhe no seu website ou aplicativo, você mesmo conseguirá fazer isso. Importante: com confiança e sem ficar com medo de derrubar o site.

Pensamento crítico

No início da vida de uma startup todas as decisões tomadas tem um grande impacto no crescimento do negócio. Um CEO, portanto, precisa ter a habilidade necessária para tomar as decisões certas mesmo que sob pressão.

Neste contexto, habilidades de pensamento crítico facilitam bastante uma boa tomada de decisão. Não há forma melhor para desenvolver esta forma de pensar que aprender a programar. A tecnologia vai ajudar você a desenvolver pensamento lógico, e esta habilidade é crucial para manter a calma e decidir corretamente em um momento de pressão.

Malcom Gladwell, jornalista e autor consagrado, diz que para desenvolver uma habilidade em alto nível são necessárias 10.000 horas de treinamento. Imagino que você não vai conseguir encontrar este tempo disponível em sua agenda. Não tem problema. Um nível alto como esse só é necessário se você for realmente se tornar um profissional na área em questão, e não é para isso que você vai querer aprender a programar.

Se cadastre aqui e contribua compartilhando conhecimento com a comunidade!

COMPARTILHE
Marcus Pereira

Marcus Pereira

Community Manager - Capivalley

login modal